Relações entre a religiosidade/espiritualidade e a qualidade de vida:

uma revisão integrativa de literatura

Palavras-chave: qualidade de vida, espiritualidade, religiosidade

Resumo

Estudos apontam que a religiosidade (R) e a espiritualidade (E) possuem um papel importante no auxílio da percepção de qualidade de vida (QV). Buscou-se elaborar uma revisão integrativa de literatura, visando observar possíveis relações entre a R/E e a QV a partir de estudos randomizados e controlados. A coleta de dados aconteceu no mês de maio de 2021, nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Após serem submetidos à análise temática, emergiram quatro categorias: 1) Relações entre R/E e QV em pacientes com doenças crônicas e indivíduos idosos; 2) O Bem-estar Espiritual/Existencial ou Religioso e a QV; 3) O fenômeno Coping Religioso Espiritual (CRE) no processo saúde-doença; 4) Intervenções ligadas à esfera espiritual/existencial. Os resultados apontam que há presença de correlações positivas entre as dimensões de cada um dos construtos da QV com a R/E, além de que a R/E auxilia o indivíduo em vários contextos aversivos.

Biografia do Autor

Henrique Ribeiro Tavares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Henrique Ribeiro Tavares - graduado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2021) e, atualmente, cursa o mestrado em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem formação em Logoterapia e Análise Existencial pelo Instituto de Psicologia e Logoterapia (2020). Atua como psicólogo clínico.

Caroline Oliveira da Silva , Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2021) e em Teologia pelo Centro Universitário Cesumar (2016). Atua como psicóloga clínica em consultório particular.

Publicado
2022-12-26
Seção
Artigos