Acolhimento Psicológico com Trabalhadores Frente à Pandemia:

relato de experiência

Palavras-chave: atenção psicossocial, covid-19, saúde mental, psicologia

Resumo

A pandemia do Covid-19 tem sido uma emergência mundial em saúde, e os efeitos dela decorrentes têm sido reverberados em outros contextos, para além da saúde: cultural, social, econômico e psicológico. O impacto da pandemia no contexto da saúde mental é esperado, principalmente naqueles serviços onde os profissionais têm mais contato com uma possível transmissibilidade do Covid-19. Este artigo trata-se de um relato de experiência de psicólogo residente como prática de saúde mental com trabalhadores em um hospital geral. A metodologia tem cunho qualitativo de caráter descritivo em forma de relato de experiência. Os resultados demonstraram que os sintomas emocionais ansiogênicos associados ao contágio referente ao Covid-19 diminuíram com o acolhimento psicológico, o qual propiciou a criação de um espaço de escuta e de vínculo para as crescentes angústias dos profissionais diante do referido cenário.

Biografia do Autor

Bibiana Massem Homercher, Universidade Franciscana

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Franciscana (2019). Tem Especialização no Programa de Pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Franciscana (UFN). Atualmente, é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Félix Miguel Nascimento Guazina, Universidade Franciscana

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em saúde comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2005). Atualmente é docente da Universidade Franciscana (UFN), da cidade de Santa Maria-RS. Coordenador da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da UFN. Atua nas áreas de saúde mental, psicologia social, saúde coletiva e psicologia clínica.  

Publicado
2022-12-26
Seção
Relato de experiência