Do Dispositivo Disciplinar ao Dispositivo Intercessor

  • Maico Fernando Costa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Waldir Périco Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • William Azevedo de Souza Prefeitura Municipal de Campinas
Palavras-chave: Dispositivo Intercessor, Dispositivo Disciplinar, subjetivação singularizante, psicanálise

Resumo

Este texto tem como mote caracterizar a noção de “dispositivo” a partir de uma leitura que o compreende como tudo aquilo que produz agenciamentos rumo à produção de uma subjetivação singularizante. Para chegar a esse objetivo, utilizamos os exercícios teóricos de Agamben e Costa-Rosa, autores que adotam uma definição singular do conceito de dispositivo, antes cunhado por Foucault e depois trabalhado por Deleuze. Agamben traz a ideia de dispositivo como um conjunto de estratégias circunscritas em relações, jogos de forças, os quais podem produzir redes de captura e um determinando tipo de (des)subjetivação, por isso, tratar-se-á de profanar os dispositivos disciplinares. Costa-Rosa agrega ao conceito de dispositivo o conceito de intercessor – originário de Deleuze, mas relido a partir da psicanálise e do materialismo histórico – formalizando, ou melhor, instrumentalizando, o que, em tese, Agamben propõe ao profanar o dispositivo.  Assim, os dois autores parecem formalizar uma aposta na percepção de dispositivo que reconhece como necessária a produção de subjetividades singularizadas.

Biografia do Autor

Maico Fernando Costa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado, mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Waldir Périco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicólogo graduado e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), doutorando em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

William Azevedo de Souza, Prefeitura Municipal de Campinas

Psicólogo graduado e mestre pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador da Proteção Especial e Média da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas. 

Publicado
2020-01-08
Seção
Artigos