A derrocada do inconsciente e a burocracia da subjetividade mínima

  • Mário Francis Petry Londero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Mainieri Paulon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: desrazão, loucura, biopoder, subjetividade mínima, clínica

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da subjetividade mínima na clínica e os desafios que a mesma enfrenta ao problematizar o contexto capitalista na atualidade. Através da genealogia, percorre-se a noção produzida sobre a loucura ao longo dos séculos até seu desaguar nos transtornos mentais. O estudo trabalha a noção de desrazão dos gregos, algo amplo, para além do homem; conceitua a loucura da idade clássica, interiorizada no homem a partir da psiquiatria; e finaliza a leitura sobre a loucura com o inconsciente psicanalítico, que interioriza essa força desarrazoada no sujeito. O artigo segue seu curso resgatando o conceito de biopoder, com seus mecanismos de docilização e regulamentação da vida, e sua produção de subjetividade mínima. Subjetividade corporal e orgânica, sem singularidades, na qual o sujeito nada tem a dizer sobre si, apenas sendo resultado de funções químico-cerebrais não funcionais que aparecem na clínica como transtornos mentais.

Biografia do Autor

Mário Francis Petry Londero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Psicólogo, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Simone Mainieri Paulon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga (PUCRS), especialista em Psicologia Social (PUCRS), com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP) e pos-doutorado no Programa de Pós-Graduação de Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio de professora visitante no Dipartimento di Psicologia dell'Alma Mater Studiorum, Università di Bologna. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado
2018-03-26
Seção
Artigos