Processos de Aliança e Pertencimento da Comunidade LGBTQIAPN+ em Barcelona, Espanha

Autores

Palavras-chave:

Direitos LGBTQIAPN+, Universidades, Diversidade

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um projeto de mestrado cujo objetivo foi de mapear processos subjetivos que constroem o pertencimento de sujeitos LGBTQIAPN+ nas universidades brasileiras a partir do registro de suas experiências nesses espaços, destacando a importância dos vínculos construídos nesse processo. Tendo a Espanha como referência na promoção da diversidade, desenvolvendo diversos projetos e ações em defesa da comunidade LGBTQIAPN+, a presente investigação visa analisar as formas de conexão e pertencimento da comunidade LGTBQIAPN+ no contexto universitário da Espanha, como material complementar ao que foi desenvolvido no território brasileiro. Foram realizadas 6 entrevistas semiestruturadas com estudantes universitários LGBTQIAPN+ a fim de investigar seus vínculos e percepções como minoria sexual e de gênero na universidade, obtendo como resultado dados que demonstram uma realidade de vulnerabilidade preocupante. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base nos princípios da pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Mazini dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutorado em andamento com o tema "Transtorno do Espectro Autista e Expressões Sexuais e de Gênero: Intersecções e Direitos", com orientação do professor Dr. Leonardo Lemos de Souza.

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos