“Corra Lola, Corra” sob uma perspectiva esquizoanalítica

  • Marcos Mariani Casadore
Palavras-chave: Cinema, Teoria Esquizoanálitica, Multiplicidade, Caos, Nietzsche

Resumo

A psicologia sempre usou da arte para auxiliar formulações conceituais e basear algumas de suas considerações: obras literárias e seus perfis históricos, poesias e músicas, pinturas e esculturas. O cinema, mais recente, também se torna um importante instrumento de auxílio no estudo do psiquismo; é análogo à sociedade que o produz e o assiste, enquanto representação narrativa de relações interpessoais. No presente artigo, selecionou-se um filme alemão produzido nos últimos anos para a apresentação de uma leitura conceitual de seu enredo; assim, analisam-se algumas das características dos personagens e da estória, pautados numa perspectiva da teoria esquizoanalítica, além de considerações e entendimentos filosóficos. É, portanto, uma dentre inúmeras concepções e óticas possíveis acerca do enredo, sendo este último também marcado pela presença marcante das possibilidades. 

Publicado
2018-03-10
Seção
Artigos