ACOLHIMENTO UNIVERSITÁRIO AOS CALOUROS DE PSICOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO

Palavras-chave: Psicologia, universidade, recepção de calouros

Resumo

Este relato descreve uma experiência de recepção universitária desenvolvida com os calouros de Psicologia em uma universidade no Vale do Itajaí. A intervenção objetivou o acolhimento e a recepção dos calouros, a fim de orientá-los sobre a formação e o mercado de trabalho. A prática foi estruturada em seis encontros com vivências, rodas de conversa, apresentação das oportunidades oferecidas pela instituição, como bolsas e projetos de extensão, e visitas aos laboratórios do curso, além de oficinas sobre demandas emergentes. Neste relato, estão descritas as técnicas e procedimentos adotados, além dos momentos mais significativos dessa prática. Como resultados, foram observados o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às dificuldades apresentadas pela vida acadêmica, que prepararam os discentes para a profissão.

Biografia do Autor

Márcia Gisela de Lima

Atualmente é Docente da Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI), atuando nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia e Saúde do Trabalhador, Subsistemas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Projetos de Orientação Profissional junto a Universidade do Vale do Itajaí.

Felipe Padilha

É graduando em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e é membro do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Tecnologia (SINERGIA) da UDESC, registrado no Diretório do CNPq.

Publicado
2021-05-30
Seção
Relato de experiência