Contribuições do Dispositivo Intercessor para o trabalho no campo da Assistência Social

  • Sara Mexko Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • William Azevedo de Souza Prefeitura Municipal de Campinas
  • Silvio José Benelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Dispositivo Intercessor, Assistência Social, Psicanálise

Resumo

Este ensaio é resultado de processos de intercessões realizadas em estabelecimentos institucionais da política de Assistência Social brasileira. Neste campo marcado pelos significantes “pobreza” e “falta” e pelo discurso sobre o sujeito de direitos, incluímos o sujeito do desejo. Servimo-nos do Dispositivo Intercessor em seus dois momentos de produção: o momento do trabalho junto aos sujeitos da assistência e da prática institucional junto ao coletivo de trabalho; e o momento da reflexão teórica, produzida a posteriori, sobre os processos de produção de intercessões realizadas no primeiro momento. De natureza transdisciplinar, esse dispositivo tem como pilares epistemológicos principais a Psicanálise do campo de Freud e Lacan e o Materialismo Histórico, bem como a Análise Institucional francesa e a Filosofia da Diferença. Visamos trazer algumas contribuições acerca da práxis na Assistência Social, sem a pretensão de produzir um saber totalizante e sim de instrumentalizar outros trabalhadores que desejem se posicionar como intercessores em suas práticas.

Biografia do Autor

Sara Mexko , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade Iguaçu. Mestra e doutoranda pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). 

William Azevedo de Souza, Prefeitura Municipal de Campinas

Psicólogo graduado e mestre pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador da Proteção Especial e Média da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas. 

Silvio José Benelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado e mestre em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Professor titular da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Assis). 

Publicado
2020-01-08
Seção
Artigos