Elementos para uma compreensão da responsabilidade do sujeito em Lacan

  • Suzana Soares Lopes USP - Universidade de São Paulo
  • Ivan Ramos Estêvão Universidade de São Paulo
Palavras-chave: responsabilidade, indeterminação, causalidade, reconhecimento, ato

Resumo

Partindo da máxima de que “por nossa posição de sujeito, somos sempre responsáveis”, conforme diz Lacan (1965-66/1998, p.873), este artigo objetiva delimitar elementos para a compreensão da noção de responsabilidade do sujeito a partir da obra deste psicanalista. Para tanto, dois momentos são propostos: I) uma articulação quanto a tese de causalidade psíquica no pensamento lacaniano, de modo a recolher neste eixo condições de possibilidade à responsabilidade do sujeito; II) implicadas às condições de possibilidade, como se dão as formas de assunção da responsabilidade do sujeito, na dependência do tempo lógico e da posição do sujeito para sua efetivação.

Biografia do Autor

Suzana Soares Lopes, USP - Universidade de São Paulo

Psicóloga clínica e psicanalista, mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clinica da Universidade de São Paulo.

Ivan Ramos Estêvão, Universidade de São Paulo

Psicanalista, professor de psicologia na graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), professor do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, membro do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP e membro do Fórum do Campo Lacaniano.

Publicado
2019-12-11
Seção
Artigos