Psicólogas empreendedoras:

Uma análise das características empreendedoras de profissionais do trabalho e das organizações

  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Borges Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Fighera Marzall Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: características de empreendedores, psicologia organizacional, empreendedorismo

Resumo

As características de empreendedores são diferenciais para psicólogos que atuam na área organizacional. Considerando a relevância do empreendedorismo no âmbito profissional, buscou-se analisar quais características empreendedoras apresentam os psicólogos que trabalham com consultoria em Psicologia do Trabalho e das Organizações em Santa Maria (RS). A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com seis psicólogas organizacionais, passando por análise de conteúdo. Considerou-se com base em Caird (2013) como principais características empreendedoras e verificou-se que há predominância dessas características nas psicólogas entrevistadas, ainda que não em todos os aspectos. Entre as seis, apenas duas apresentaram todas as características, sendo predominantes a grande necessidade de realização e a necessidade de autonomia. A característica menos presente nas psicólogas entrevistadas é a tendência criativa, indicando possíveis dificuldades quanto à inovação.

Biografia do Autor

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Docente Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria; Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Borges Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Luciana Fighera Marzall, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas,  Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado
2019-12-11
Seção
Artigos