Conexões entre a arte e a prática clínica

  • Rafael dos Reis Biazin Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO/PR)
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: clínica; arte; subjetividade

Resumo

A organização socioeconômica capitalista produz efeitos subjetivos que são amplamente trazidos para serem analisados nas clínicas psicológicas. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar como acontecem as práticas clínicas na contemporaneidade, valendo-se, primeiramente da análise de documentos elaborados pelos conselhos profissionais que possuem uma característica mais prescritiva e instituída. Todavia, em função das dimensões de acaso e de imprevisibilidade que atravessam a existência clínica, este modelo instituído demanda uma análise mais situada. Assim, buscou-se pensar naquelas práticas clínicas que vão além das prescrições com objetivos curativos e que colocam em curso processos de criação de modos de vida. Nesta via, foi possível delinear conexões entre a arte e a clínica, buscando destacar uma prática que se propõe a acompanhar a vida em seus movimentos de transformação e criação.

Biografia do Autor

Rafael dos Reis Biazin, Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO/PR)
Mestre em Psicanálise, Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Docente do curso de Psicologia da Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO/PR) e do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do Programa de Pós- graduação em Administração e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina.    
Publicado
2018-03-26
Seção
Artigos