Por um psicólogo não normalizador no contexto das instituições públicas

  • Silvio José Benelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
  • Waldir Périco Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
  • Abílio da Costa-Rosa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
Palavras-chave: psicologia disciplinar, atenção psicossocial, clínica crítica, psicanálise do campo de Freud a Lacan

Resumo

Partindo de uma problematização da Psicologia como ciência disciplinar e descrevendo suas possibilidades teóricas e técnicas de intervenção, constatamos seus limites paradigmáticos e efeitos éticos na produção da normalidade social. Como a Psicologia poderia buscar superar as determinações disciplinares que lhe são classicamente constitutivas?  A emergência do conceito de subjetividade na área da Psicologia disciplinar estaria produzindo uma subversão nesse campo, numa perspectiva transdisciplinar?. Nessa direção, sem necessariamente desconsiderar algumas outras, as contribuições da Psicanálise do campo de Freud e Lacan apresentam referências teóricas, técnicas e éticas fundamentais para instrumentalizar de modo singular um psicólogo que se pretenda não disciplinar, sobretudo, no contexto das Instituições Públicas. O psicólogo psicossocial, quando devidamente precavido, avisado e orientado por uma ética Outra, tem condições de, partindo de uma contextualização do sintoma social dominante no contemporâneo, operar e interceder por meio de uma escuta ao sujeito do sofrimento que seja capaz de promover processos de implicação subjetiva e sociocultural singularizantes.

Biografia do Autor

Silvio José Benelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Psicólogo, doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, São Paulo. Professor assistente do Depto. de Psicologia Clínica no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de e Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da FCL- UNESP-Assis.

Waldir Périco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Psicólogo e Mestre em Psicologia (Unesp-Assis). Aprimoramento Profissional em Saúde Pública e Saúde Coletiva (Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo - DRS Marília-SP).

Abílio da Costa-Rosa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Psicanalista e analista institucional, mestre e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP, professor Livre-Docente do Depto. de Psicologia Clínica no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de e Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade  da FCL- UNESP-Assis

Publicado
2017-11-27
Seção
Artigos